O Coração do Bixiga

Anima é um substantivo feminino que significa Alma. Para o Professor Jung, médico psiquiatra, teórico e autor da psicologia arquetípica, psicologia profunda ou psicologia analítica, anima representa a contraparte feminina no mundo interno dos homens e animus a contraparte masculina no mundo interno das mulheres.

Na pesquisa do Arquiteto e Urbanista Felipe Melo Pissardo, da FAUUSP, em 2013, a Rua Augusta, teria recebido esse nome, inspirada na Rua Augusta lisboeta, a fins de ser um centro comercial para a classe média no século 19 (1891), entrando em decadência no século 20 (por volta de 1970), com a proliferação da prostituição e casas de massagem.

Também há rumores que o nome Augusta poderia ter vindo da pianista de Taubaté Maria Augusta Leonardo, mas é uma afirmação duvidosa, visto que ela nasceu um ano antes dos registros da rua. 

Outra possibilidade, sem evidência, seria que Augusta vem da filha do Governador do Estado na época, o Visconde de Guaratinguetá – Francisco de Assis Oliveira Borges, Maria Augusta de Oliveira Borges, que por sua trágica história, deu origem a lenda urbana da Loura do Banheiro, sepultada na Escola Estadual Rodrigues Alves, na Av. Paulista.

Até em nosso edifício temos o duplo Anima/Animus. Nosso edifício é composto por duas torres juntas, com entradas separadas. Donária & Liberato, onde seus nomes significam:  Donária, um nome predominantemente feminino, originária do Latim que significa “Presente, dádiva”, e Liberato é um nome originário do Latim de gênero Masculino que significa “Libertado, liberto. O Que Libertou”.

Nossos vizinhos apelidaram o os dois edifícios de Azulão, por termos passado por uma reforma de pintura nesse primeiro semestre de 2022. E eu apelidei de Grande Mãe, um arquétipo dos mais importantes na psicologia analítica que traz a imagem do Azul do Manto de Maria. E ai temos mais uma vez o duplo Azulão que voa livre no Céu e o Manto Azul da Grande Mãe, que é pra nós um presente, uma dádiva!

Para nós, parte da equipe são de estudiosas de Carl Gustav Jung, consideramos a Anima Augusta, ou a Alma da Rua Augusta, como o coração do Bixiga. Um lugar de afetos, de cuidados, um ponto de acupuntura urbana num território que tem precisado de tantos cuidados.

Nosso entorno é bastante potente em parcerias. Encontramo-nos a 120 metros do Parque Augusta e nosso prédio fica em frente a Praça Roosevelt. Restaurantes, rotisseries e cantinas antigas e tradicionais, compõem o nosso cenário no Baixo Augusta. Teatros e espaços culturais fazem de nossa região um local que se firma como um território urbano de efervescência cultural tanto de dia, quanto de noite.

Manifestações de rua como Cortejos Poéticos, espetáculos teatrais de rua e grandes blocos carnavalescos também ilustram nossa cena paulistana.

Mas tudo isso vira apenas casca, se não valorizarmos as questões humanas de nosso tempo. 

A pandemia mundial do coronavírus, as desigualdades sociais acirradas em nosso território, em nossa cidade e em nosso país, somado a tensão de uma guerra que pode destruir todo o planeta numa só piscada, são questões que o espírito da época nos trazem como responsabilidade e reflexões. Por isso estamos aqui, nos colocando como uma alma feminina, num mundo tão masculino. Não foi a toa que escolhemos a arte do fotógrafo paulistano Jeferson Gomes e seu projeto Cidade Nu, com essa linda imagem de uma grávida, nossa bela Alma da Augusta, nossa Anima, o coração do Bixiga pra cuidar de você. Te esperamos.