Joana Medeiros é Franco-Brasileira, 54 anos, mãe de dois filhos, artista independente, atriz de cinema, teatro e tv e coach em artes da cena. 

Joana

No Rio de janeiro fez formação na Escola Tablado como atriz.

“Iniciação e formação na técnica teatral”. Trabalhou com Amir Haddad, Gerald Thomas, Camila Amado. 

Faz parte da companhia de teatro Uzyna Uzona do Teatro Oficina. Trabalhou durante 7 anos com a direção de Zé Celso Correa Martinez.

Também é contadora de histórias, tendo aprendido com Rute Casoy, a abordagem “Sufi de contação de Histórias”, bem como trabalhado durante 5 anos em várias comunidades carentes do Rio de Janeiro, sistema SESCs e na prisão feminina de Bangu com essa arte de contar histórias. Trabalhou durante 10 anos na escola “Gurdjeff” com grupos, exercitando movimentos “Sufi e auto-conhecimento”. 

Em Paris, se forma na técnica da “Carpintaria do Ator”, com o mestre Luc Chatpentier, desenvolvendo autoconhecimento na construção de personagens e improvisação cênica no desenvolvimento de atores/atrizes com essa técnica. Também propôs algumas Oficinas no “Teatro do Oprimido”, com “construção de personagem e improviso”, com a mesma metodologia.

Participou de muitos longas-metragens e atuou como atriz em diversos espetáculos teatrais no RJ e em SP. Também trabalhou em diversas novelas na televisão brasileira.

https://www.ava.art.br/joana-medeiros

Matéria na Revista eletrônica “Isto é Mulher” sobre a “Carpintaria do Ator”