Em 2016, atuou numa das 13 equipes de educação integral na cidade, como gestora do CEU Butantã. Ativista do Parque da Resistência, desde 2013 envolvida na luta por educação integral rumo à cidade educadora pelo olhar das infâncias como política pública no Município de SP. Desde a década de 90 participo de movimentos sociais em Artes Cênicas, psicologia comunitária, no combate ao HIV/aids, pela redução de danos associados à saúde pelo uso de drogas e com mulheres de classes populares a favor de métodos contraceptivos e saúde reprodutiva na região da “Cracolândia” CENTRO de SP.

Foi uma das fundadoras da Virada Educação em parceria com o Movimento Entusiasmo e a Emei Gabriel Prestes, conhecida como educadora de cortejos, ocupando as ruas do centro de SP com crianças bem pequenas das EMEIs da Consolação, Praça Roosevelt e República, em especial a EMEI Gabriel Prestes. 

Pós-graduada em Gestão Escolar para a Educação Básica e em Arteterapia de base Junguiana e atualmente faz pós-graduação em Psicologia Analítica pelo IJEP – Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa. 

Desde 2016, tem ministrado aulas de teatro para crianças e professoras de Educação Pública, usando a técnica do Teatro Documentário e Teatro do Oprimido. 

Foi aluna de Nova Acrópole – Organização Internacional de Filosofia a Maneira Clássica de 2019 a 2021.

Premiada pelo Territórios Educativos, Prêmio do Instituto Tomie Ohtake com o Projeto BRINCACEU em 2017, pelo trabalho desenvolvido em 2016.

Atualmente é CEO e gestora da Anima Augusta – espaços para profissionais de Saúde, Educação e Cultura, atuando também nesse espaço como Psicoterapeuta/ Arteterapeuta do Jardim da Mariposa Ateliê.

Membro do Movimento Brasileiro OCA Junguiana: Outras Conversas Afiadas.

Também trabalha no Projeto Acolher Solidário com psicoterapias individuais online. 

Para conhecer melhor sua Experiência profissional e trajetória acadêmica, acesse abaixo currículo acadêmico e redes sociais: 

https://linktr.ee/naimemariposa

LinkedIn

Curriculo Academico

Psicoterapia e Arteterapia de base Junguiana

Em tempos contemporâneos, onde a leitura do Mundo interior e exterior é uma urgência humana, uma psicoterapia em diálogo com as expressões e processos criativos, se mostra como recursos potentes de conexão com suas emoções, sentimentos, sonhos e intuição. 

Esse diálogo, pode te levar à um autoconhecimento e uma possibilidade de maior expansão de Si Mesmo, bem como na e para com a sua familia, seu profissional, seus estudos, sua comunidade ou a sociedade que vive. 

As viradas de século, parecem revelar muitos acontecimentos sociais, políticos e filosóficos que nos impactam de forma surpreendente como mudanças de pensamento humano, avanços no campo das ciências, tecnologias e das filosofias e essas transformações, podem levar as pessoas às mais variadas formas de crises onde é preciso amparo, para saber lidar da melhor forma possível, ou de uma maneira suficientemente íntegra. Esse é lugar que ocupa a psicoterapia e Arteterapia de base Junguiana ao qual nos propomos no Jardim da Mariposa Ateliê, um lugar de escuta e diálogo com as inquietações de sua alma individual e a nossa alma coletiva.

No Ateliê “O Jardim da Mariposa”, você será acolhido por Naíme Silva podendo desenhar, pintar, modelar, encenar, dançar, cantar, ouvir músicas e histórias e muitas outras aventuras como ela costuma falar a seus pacientes de uma maneira acolhedora, carinhosa, lúdica, calma e muitas vezes bem-humorada. Aqui é um lugar em que você pode ser quem você quer ou pode ser sem julgamentos, sempre recebido com um sorriso e com um convite a despertar sua criatividade. 

Cozinha Terapêutica

O espaço Moapyra Moína, é uma cozinha diferente, que se propõe a ser mais um espaço terapêutico, de acolhimento, de escuta, de fala de canto, de choro, de risos, de transformação e ressignificação de emoções e sentimentos.

Naíme Silva, como Gestora da Anima Augusta, desenvolveu essa ideia para as crianças em sofrimento serem acolhidas com suas famílias, na feitura de pratos escolhidos pelas crianças e planejado com a família e terapeuta para receber as famílias que chegam de forma aconchegante, gostosa e criativa, dissolvendo fantasias de medo, desconfianças e abandono.

Nesse espaço terapêutico como desdobramento da Arteterapia do jardim da Mariposa Ateliê, grupos terapêuticos também podem se beneficiar: grupos de mulheres, grupos de adolescentes, grupos mistos, grupos de acolhimento, grupos de supervisão em educação integral, como uma ideia inovadora de diálogo por meio do alimento e da alquimia que uma cozinha aliada a uma boa escuta, pode oferecer. 

Psicoterapia Online 

Se você se mudar da cidade de São Paulo ou mesmo para outro país ou ainda se você mora em outro Estado ou mesmo no Exterior, você pode se beneficiar da psicoterapia e arteterapia online com a psicóloga Naíme Silva.

Mesmo virtualmente, essa profissional tem muita experiência com as mídias e te convida à muitas expressões criativas, tendo criado uma técnica especifica de mandalas impermanentes, bem como a modelagem na argila, que se potencializam como ferramentas muito poderosas de diálogo com sua alma.

Esses recursos criativos podem abrir uma porta para trazer a memória de seus sonhos ou de seu mundo onírico, como tem acontecido com pessoas que moram em outros municípios e estados brasileiros e até com brasileiros que vivem em outros países e se beneficiam da psicoterapia online.

Psicoterapia/Arteterapia em grupos ou Grupos de Acolhimentos

Atualmente tem se ponderado muito a relação custo x benefício no campo das psicoterapias. Nesse sentido, as terapias grupais além de oferecerem grandes benefícios quanto a escuta, expressão, acolhimento e ressignificação de crenças e valores, rumo a um processo de autoconhecimento profundo na relação individual e na construção de alteridade. 

Também porque as terapias grupais oferecem um valor mais econômico para as pessoas que não podem pagar os altos valores das terapias individuais.

A proposta da terapeuta Naime Silva é de grupos terapêuticos com adolescentes em TeatroTerapia, de Acolhimento de Mulheres com Arteterapia, Grupo Misto de Arteterapia e educadoras em Arteterapia.

Também oferece grupos de estudos e supervisão em Paulo Freire para educadoras e escolas na perspectiva interna da escola e em territórios educativos, bem como de uma larga experiência em gestão educacional e de território para diretoras, coordenadoras, orientadoras e supervisoras pedagógicas de escolas públicas e privadas.  

Para conhecer mais de seu trabalho em educação use a #Educação no blog O Jardim da Mariposa.